O traje do Noivo

sexta-feira, 16 de agosto de 2013
O horário e o local do casamento relacionado à formalidade desejada para a cerimônia são fatores decisivos na escolha do traje do noivo e dos padrinhos. O protocolo do vestuário para casamentos por definição exige "traje social", mas isto não impede os noivos de optarem por outro traje para os convidados, contanto que se faça constar no convite
Assim como a noiva escolhe o seu vestido, o noivo escolhe o seu traje. Atualmente há muitas opções diferenciadas no mercado, mas recomenda-se cautela na hora de escolher o traje, seja para alugar ou comprar. Algumas roupas tradicionais, assim como o fraque, a casaca nunca saem de moda, mas há grande risco de errar nas coleções anteriores, intermediárias entre as clássicas e a moda atual. Alguns cortes e acabamentos com lapelas e detalhes em cetim prata ou dourado saíram de moda e dão um look ultrapasado. Cores diferenciadas só são admitidas para os coletes e as gravatas. Mais importante ainda é que os trajes sejam bem cortados em tecidos nobres, dando ao noivo uma aparência elegante.

Fraque
 O fraque é uma opção mais chique de traje masculino para ser usado em um casamento  idem. Casamentos “mega formais”, muitíssimo chiques e elegantes. Na hora de escolher o fraque sempre pense nos seguintes fatores: o vestido da noiva, o tipo e formalidade da cerimônia, local (fechado) e, por fim, personalidade da pessoa que o usa.

O fraque é aquele paletó estilo pingüim. Possui pontas alongadas nas costas (rabo de pingüim), de corte clássico, composto por colete, camisa e gravata. Se o noivo optar por usar o fraque no dia de seu casamento, a noiva precisa estar com um vestido compatível. Ou seja, muito chique e elegante. Se o casamento for muito tradicional, o fraque também pode ser uma boa alternativa para a vestimenta do noivo.
Somente o noivo e os pais dos noivos podem usar o fraque. Se o noivo optar por esse traje, os padrinhos podem vestir o mesmo ou o meio-fraque. Se o noivo não usar o fraque, nenhum convidado deve fazê-lo, pois é uma vestimenta de grande destaque e elegância. Afinal, quem tem que roubar a cena e brilhar no dia do casamento são os noivos e mais ninguém. Em geral, o noivo combina com os pais e os padrinhos sobre os trajes que irão vestir.

Meio-fraque
É um traje para casamentos formais.
O meio-fraque é um pouco parecido com o fraque. Com a diferença que o paletó tem o corte normal e também leva apenas um botão. É usado com colete cinza claro, camisa de colarinho rígido, gravata prata (tradicional, italiana ou plastron) e calça risca-de-giz.

Casaca
Muito chique. O traje deve ser usado à noite e em ocasiões muito importantes, o modelo pode ter ou não gola. O paletó é cortado na cintura, na parte da frente, formando um "V". As lapelas são de seda e os mais tradicionais têm três botões de cada lado. As que têm a aba curta atrás são chamadas de meia-casaca. 
Traje é formal, curto na frente com colete, com longa cauda bipartida atrás, acompanhado de calça da mesma cor e mesmo tecido. A camisa é branca, com colarinho alto dobrado nas pontas. Usa-se gravata borboleta e complementa-se o traje com faixa larga preta na cintura.  O preto é mais tradicional. É indicada apenas para casamentos muito formais após as vinte e uma horas.Pelas regras de etiqueta, quando o noivo usa casaca todos os convidados devem usar smoking.

Terno
É o traje mais comum usado pelo noivo e padrinhos. O terno composto de uma calça, paletó, usados com camisa e gravata, pode ser de cores e tecidos variados. As calças geralmente têm pregas e bolso faca e a barra pode ser do modelo normal ou italiana.
Consistem em calça, colete e paletó. Vale lembrar que o colete é opcional e não combina com todos os tipos físicos. Fica melhor em homens mais altos e magros. Para quem vai casar à noite o terno pode ser preto, grafite-escuro ou marinho quase preto. A camisa deve ser branca ou de outra cor muito clara. A gravata pede motivos discretos. Os sapatos devem ser pretos e nunca em verniz. 

O aluguel é uma opção econômica e as principais lojas do mercado possuem trajes de boa qualidade e com pouco uso, que não conferem uma aparência de roupa alugada. Recomenda-se procurar lojas que são dedicadas aos trajes masculinos e que tenham alfaiataria. Para os mais exigentes a sugestão é que façam um primeiro aluguel sob medida, sem abrir mão da economia já que não precisa comprar.



Vamos deixar os noivos bonitões.

Beijos
Daieny Fasolo

*imagens e textos retirados da intenet

0 comentários :

Postar um comentário